top of page

Origem do Nome "Piúma"

A origem do nome Piúma ainda é incerta, tendo pelo menos quatro hipóteses. A Primeira atesta que trata-se de uma palavra de origem tupi-guarani, com influência francesa, significando “águas escuras”, que teria sido dado pela grande concentração de areias monazíticas em suas praias ou pela cor das águas dos rios da região. A segunda versão afirma que a palavra “piuma” teria sua origem em um mosquito  dos manguezais de nome “pium”, mais conhecido como Borrachudo. O cronista Gabriel Soares de Souza, fez menção da existência, em 1587, desse mosquito, assim descrevendo-o:

 

Pium é outra casta de mosquitos tamanhos como pulgas grandes com asas; e em chegando estes à carne, logo sangram sem se sentir, e em lhes tocando com a mão, se esborracham; os quais estão cheios de sangue; cuja mordedura causa muita comichão depois, e quer-se espremida do sangue por não fazer guadelhão na carne.

 

A terceira versão, apontada pelo IBGE, afirma que a origem estaria no vocábulo tupi “Pi`uma”, cujo significado seria “Pele Negra”. Por fim, a quarta hipótese está ligada a origem tupi da palavra “Py-uma”, sendo esse termo referente a “epiderme ou casca anegrada, escura. É uma mirtácea[1] de fruto preto, redondo” (SAMPAIO, 1901, p.294).

 

 

 

 


 

[1] Mirtácea ou Myrtaceae é uma família botânica que compreende cerca de 130 gêneros e 3.000 espécies. São plantas arbustivas representadas nas Américas principalmente pelas plantas frutíferas, tais como o jambo e a jaboticaba.

 

Fonte: BODART, Cristiano das N.; MARCHIORI, Cassiane da C. R. Introdução a História de Piúma. In: BODART, Cristiano das N. (org.) "História e Estórias de Piúma", 2014.

bottom of page